Skip to content
(21)  2633-2957 / 3697-6199 / 3632-1117

O que é compensação de Bússola Magnética?
É a operação que tem por fim anular ou reduzir, a valores muitos pequenos, os Desvios da Agulha Magnética com relação ao Norte Magnético esperado em sua determinada área.

Como é feita a compensação?
Com a embarcação em movimento e basicamente consiste em aproar a embarcação aos Rumos Magnéticos usualmente defasados de 45 graus e fazendo por meio dos corretores, com que a Agulha Magnética indique os rumos, ficando sem Desvios ou apresentando valores de Desvios menores ou igual a 3 graus.

Quem realiza a compensação da Bússola Magnética?
O Perito em Compensação de Agulhas Magnéticas é o profissional habilitado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação para realizar o serviço, cuja atividade é fiscalizada pela Diretoria de Portos e Costas que o credencia conforme a norma NORMAM-14/DPC(Norma da Autoridade Marítima para Cadastramento de Empresas de Navegação, Peritos e Sociedades Classificadoras).

Como certificar a compensação da Bússola Magnética?
Após a realização do serviço de compensação de Agulha Magnética, o perito emitirá o Certificado de Compensação de Agulha Magnética em três vias (1ª via Navio, 2ª via Capitânia e 3ª via Perito) no qual deverá constar o nome completo e assinatura do perito e do comandante do navio onde houve a compensação.

Quando deve-se fazer a compensação?
A compensação da agulha magnética deve ser realizada quando ocorrer:
a) grandes reparos ou alterações na estrutura do navio;
b) instalação ou alterações de instrumentos elétricos ou de ferro nas imediações da agulha;
c) transporte de carga de natureza magnética;
d) após o navio ter sido rebocado;
e) prolongada permanência na mesma proa (longo tempo atracado em um mesmo cais); e
f) sempre que seus desvios excederem a 3 graus.

O receptor GPS a bordo substitui o emprego da Bússola Magnética?
Não. O receptor GPS é um equipamento eletrônicos, logo necessita de uma fonte de alimentação para o seu funcionamento e a Agulha Magnética é independente de qualquer suprimento de energia, funcionando apenas com o magnetismo do planeta Terra, ainda, a Agulha Magnética indica o azimute em tempo real, já o Receptor GPS não. Isto porque este indica o rumo em função da posição que o navio se encontrava anteriormente e sempre estará atrasado com a proa real. Por isto que a Agulha Magnética é um instrumento fundamental para determinar o risco de colisão, identificando a marcação de uma embarcação em aproximação conforme a regra 7 da COLREG-72/IMO (Convenção sobre o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar, 1972).

Quais os requisitos para Dotação e Certificação da Bússola Magnética?
De acordo com a classificação da Embarcação, os requisitos para Dotação e Certificação das Agulhas Magnéticas são alcançados pelas seguintes regras:
a) SOLAS-74/IMO (Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar), artigo 2.1, da Regra 19, do Capítulo V, cita que: “Todos os navios, independente do seu porte, deverão ter: 1. uma agulha magnética adequadamente compensada, ou  outro meio, que seja  independente de qualquer suprimento de energia, para determinar a proa do navio e apresentar a indicação no rumo do local em que se encontra o sistema de governo principal”;

b) NORMAM-01/DPC(Norma da Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação de Mar Aberto) ratifica a convenção SOLAS ao citar, no item a) do artigo 0417,  que a  dotação de equipamentos de navegação para as Embarcações SOLAS “é a prevista no Capítulo V da Convenção SOLAS/74 e suas emendas, conforme a data de batimento de quilha de cada embarcação.” Ainda no item b) do artigo, ao listar a dotação para as demais embarcações, cita no item 1) “Agulha magnética de governo” onde determina que “todas as embarcações tripuladas deverão estar equipadas com uma agulha magnética de governo, que deverá estar devidamente compensada (certificado válido por 01 ano) e sua tabela ou curva de desvios disponível a bordo.   No artigo 0423 da referida norma, ao lista os documentos que todas as embarcações  deverão portar, quando aplicáveis, cita no item  f) o  “Certificado de Compensação de Agulha/Curva de Desvio  como exigência;

c) NORMAM-02/DPC (Norma da Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação Interior), artigo cita que: “as embarcações empregadas na navegação interior com AB maior ou igual a 500 devem possuir uma agulha magnética‚ com certificado de compensação; e

d) NORMAM-01/DPC, r (Norma da Autoridade Marítima para Embarcações de Esporte e/ou Recreio), no artigo 0419, item a), cita que: “Certificado de Compensação ou     Curva de Desvio, atualizados a cada 2 anos”.

A Agulha Magnética das embarcações salva-vidas (Baleeiras) das Plataformas (Fixas ou Flutuantes), também precisam ter o Certificado de Compensação de Agulha/Curva de Desvio?
Não precisam. As Agulhas Magnéticas instaladas nas embarcações de Sobrevivência e de Salvamento estão dispensadas de possuir o Certificado/Curva de desvio. Portanto, não será necessário fazer o serviço de ajustes nas baleeiras, porque não é uma exigência da Autoridade Marítima. No Anexo 9-F da  às Plataformas Fixas Habitadas, por exemplo, relaciona uma Lista de Verificação para Perícia de Conformidade onde no item V) Setor de Salvatagem, na pergunta de verificação número 83) cita: “A bússola das embarcações salva-vidas possui iluminação e encontra-se sem bolhas de ar?” Portanto, prescreve às embarcações salva-vidas [Baleeiras] das Plataformas Fixas apenas a exigência de possuir uma bússola que possui iluminação e sem bolha de ar. Atenção, a bolha de ar na cuba de uma bússola é o sinal que esta bússola está inoperante.

Qual a validade do Certificado de Compensação da Bússola Magnética?
a) Embarcação empregadas navegação mar aberto, validade de 1 ano (NORMAM-01);
b) Embarcação interior AB maior ou igual a 500, validade de 1 ano (NORMAM-02);
c) Embarcação esporte e recreio, igual ou maior que 24 metros, validade de 2 anos
(NORMAM-03).

Qual o custo do serviço de compensação da bússola?
O custo para ajustar e certificar a bússola magnética depende, principalmente, do tipo de navio e da sua localização. Consulte-nos!

Qual a Duração do serviço?
O tempo para avaliar e realizar a operação de compensação com o navio, geralmente, é uma hora. Mas dependendo do tipo de navio e das condições do mar, este tempo pode exceder.

Agulha exposta ao sol fica desmagnetizada?
Sim. Longo período de exposição direta ao sol vai desmagnetizar a Agulha. Isso ocorre porque a temperatura interna aumenta e seus átomos ficarão desordenados, sem direção e perdendo o magnetismo a Agulha não indicará mais o Norte. Evitar a incidência direta de luz solar, por longos períodos, aumentará a sua vida útil.

Back To Top